fechar
LiteraturaMundi

Aniversário de SP: livros sobre a cidade de São Paulo

aniversário-de-são-paulo-livros-sobre-a-cidade-de-são-paulo-10

Como Caetano Veloso já cantou em “Sampa”, é difícil entender a dura poesia concreta de tuas esquinas, mas São Paulo é uma cidade inspiradora e isso está marcado em diversas poesias e livros. Por isso, aqui traremos uma breve sinopse de 8 livros sobre a cidade que não dorme para comemorar seu aniversário:

São Paulo, Literalmente – João Correia Filho

Esse livro é um guia turístico da cidade de São Paulo pelos seus grandes autores. Dividido em regiões e bairros, o jornalista João Correia Filho conta um pouco sobre cada ponto turístico da cidade e traz poesias e frases sobre ela. Além disso, as fotos únicas que recheiam o livro são do próprio autor e transmitem a beleza e grandeza de sampa. Para conferir uma entrevista completa com João Correia Filho sobre seu livro que ganhou o prêmio Jabuti 2012 na categoria Turismo e sobre suas impressões pessoais sobre São Paulo, clique aqui: A beleza de ser só mais um.

eles eram muitos cavalos – Luiz Ruffato

“eles eram muitos cavalos” deve ser um dos retratos mais trabalhados da cidade. No livro, Luiz Ruffato narra histórias que se passam num mesmo dia com personagens totalmente anônimos e independentes em diversos pontos da cidade. O propósito do livro é fazer um perfil sobre a cidade caótica e multifacetada. Nele, os cavalos são todos e o um dia serve para mostrar as inúmeras coisas que acontecem na megalópole em questão de horas.

As Meninas – Lygia Fagundes Telles

Num dos romances mais consagrados de Lygia Fagundes Telles, São Paulo é cenário na história de três universitárias tentando em constante movimento e tentando se encontrar durante 1973, uma época opressora e de grande violência, principalmente numa das principais cidades do país. Lygia Fagundes Telles faz uma bela transição entre narrador personagem e narrador observador e explora a cidade junto ao movimento das garotas.

Alguma coisa acontece – Herbert Carvalho

O livro de Herbert Carvalho traz o depoimento de 22 personalidades que ajudaram a construir São Paulo como é hoje e que, graças a isso, têm seus nomes em ruas, prédios, entre outros. É quase uma coleção de perfis que fazem o perfil da cidade.

Conte sua história de São Paulo – Milton Jung

“Conte sua história de São Paulo” foi, na verdade, um quadro da Rádio CBN, onde o âncora Milton Jung pedia para os ouvintes mandarem suas histórias com a cidade e os textos eram narrados pelos jornalistas da rádio. Essas narrativas viraram o livro de 110 textos em 12 capítulos e traz o lado mais humano da cidade pelos olhos dos seus cidadãos.

São Paulo Cidade Azul – Andrea Barbosa

Nesse livro, Andrea Barbosa tem uma pauta super interessante de avaliar a representação da grande metrópole a partir dos filmes de cineastas paulistanos da década de 1980. Ela busca entender o que era a São Paulo daquela época, o que era mostrado e escondido e traz seu olhar antropológico para seu estudo, além de incluir no livro diversas imagens belas.

A capital da solidão – Roberto Pompeu de Toledo

O jornalista Roberto Pompeu de Toledo fez uma pesquisa intensa sobre a primeira vila que começou a formar São Paulo e transformou todo o seu material em livro para contar os primeiros anos de vida da cidade que hoje é a maior do país. A pesquisa vai desde o começo da vila até 1900 e traz iconográficos, mapas, entrevistas e muito mais.

Saudades de São Paulo – Claude Lévi-Strauss

Se você estuda cultura e história, com certeza já ouviu falar de Lévi-Strauss. Ele foi um importante filósofo e antropólogo belga que, por acaso, deu aulas na Universidade de São Paulo (USP). O professor viveu na cidade entre 1935 e 1937 e resolveu registrar seu olhar antropológico em um depoimento memorável quando revisitou as imagens da cidade.

Gostou das recomendações? Se sim, veja mais do nosso especial em comemoração ao aniversário de São Paulo nas matérias Músicas sobre a cidade de São Paulo e 10 contas no Instagram para curtir São Paulo.

Tags : Aniversário de SPlivrossão paulo
Thais Monteiro

Sobre Thais Monteiro

Jornalista para contar histórias.