Resenhas

Resenha: Os Assassinos do Cartão-Postal, James Patterson

Para quem é apaixonado por histórias com muita ação e suspense, presta atenção nessa resenha de Os Assassinos do Cartão-Postal. Esse é o terceiro livro do autor James Patterson, que também deu origem a Bruxos e Bruxas e O beijo da Morte. A obra, lançada em 2014, foi escrita junto da autora sueca Liza Marklund e consegue facilmente fisgar os amantes de romance policial. 

A obra tem três núcleos narrativos distintos. Primeiramente somos apresentados ao casal Sylvia e Mac Rudolph, dois estudantes de arte provocativos e tremendamente atraentes. Eles viajam por toda a Europa assassinando jovens apaixonados. A marca dos criminosos é o envio de cartões-postais para jornais da cidade antes e após os assassinatos, sendo, portanto, denominados de Assassinos do Cartão-Postal.

Depois dos serial killers, acompanhamos a trajetória do policial Jacob Kanon, da divisão de homicídios do Departamento de Polícia de Nova York. O detetive está em Berlim à procura do mesmo casal que, anos antes, assassinara sua filha Kimmy. Desde então, ele está em uma busca obsessiva pelos dois.

E finalmente, conhecemos a jornalista  Dessie Larsson. Em Estocolmo, ela recebe um estranho cartão-postal com uma frase de Shakespeare. Esse incidente faz a personagem ingressar em uma investigação policial alucinante para encontrar os mesmos assassinos. Jacob e ela se cruzam em um momento da história e acabam por unir forças na caça aos criminosos.

Com uma sinopse dessa é impossível não se interessar. Apesar de bem construída, o autor deixou algumas pontas soltas que parecem propositais e instigam o leitor a pensar um pouco mais sobre o que realmente aconteceu. O leitor será levado a tirar suas próprias conclusões ao decorrer da historia, as provas são convincentes, mas os álibis também.

Essa alternância entre os personagens nos proporciona uma intimidade maior com cada um deles e deixa a leitura bem mais dinâmica e menos cansativa. Desde a relação entre o casal até o desespero de Jacob por justiça durante cada descoberta. Fora que o toque de nos mostrar a visão dos assassinos torna tudo muito mais interessante e sangrento, inovando totalmente ao descrever a mente doente dos dois assassinos e na descrição das cenas de crime.

Com capítulos curtíssimos, as páginas voam pelos dedos e a trama não deixa de ser clara desde o início, sendo possível terminar a leitura tranquilamente em alguns dias. Salvo o final, apreciei muito os sentimentos que a obra conseguiu despertar em mim, uma mistura de pânico e adrenalina. Com todos esses elementos, Os Assassinos do Cartão-Postal se torna definitivamente um dos livros 

Anterior Seguinte

Você também pode gostar de...