fechar
Literatura

4 Livros Reportagens para celebrar o Dia do Repórter

livros

O dia do repórter foi comemorado sexta, dia 16 de fevereiro em todo o Brasil, e para celebrar esta data, nós do Beco separamos os 4 livros de reportagens que você PRECISA ler. Responsável por apurar os fatos de uma forma imparcial e com assuntos importantes para a sociedade, as reportagens podem ser visuais, sonoras, impressas ou digitais. Uma grande matéria não precisa necessariamente estar presente na forma de mídia mais consumida (TV).

 

Os livros selecionados não são necessariamente uma seleção de livro-reportagens, mas também alguns com bastidores e curiosidades desta cobertura tão abrangente.

 

ROTA 66

 

Principal livro do jornalista Caco Barcellos (Profissão Repórter), Rota 66 é uma investigação que visou identificar 4,200 pessoas mortas pela ROTA (Rondas Ostensivas Tobias Aguiar), maior e mais matador batalhão da polícia militar. Foi por causa deste livro que a Rede Globo precisou manter Caco por anos no exterior, para zelar por sua integridade e segurança.

 

Para comprar clique aqui.

 

.

.

HOLOCAUSTO BRASILEIRO

 

Lançado em 2013, este livro da jornalista Daniela Arbex retrata os maus tratos sofridos por pacientes no maior psiquiátrico do Brasil, o Hospital Colônia de Barbacena, entre 1903 a 1960. Foram 60 mil mortos por uma instituição que arrecadou mais de R$60 mil apenas com a venda de corpos. Para o hospital, eram levados homesxuais, prostitutas, mulheres estupradas por seu patrões, alcoólatras; lá eles eram torturados e mortos sem que ninguém se importasse com seus destinos.

 

Para comprar clique aqui.

 

 

 

ESTAÇÃO CARANDIRU

 

Livro do doutor Drauzio Varella, Estação Carandiru é o relato do período em que o médico passou no presídio, realizando um trabalho voluntário para conscientizar os presos sobre os riscos e perigos da AIDS, e socorrendo as mais diversas emergências que pudessem surgir.

O registro chegou na livrarias depois do massacre causado pela Polícia Militar em 1992, que matou 111 detentos e culminou no fim da prisão.

 

Para comprar clique aqui.

 

 

 

 

FAMA E ANONIMATO

 

Mais focado para aqueles fascinados em perfis, Fama e Anonimato do americano Gay Talese se trata de uma coletânea de perfis que foram publicados nas revistas Esquire e New Yorker. Como o nome diz, temos aqui perfis de famosos e anônimos, como Frank Sinatra e pessoas comuns, mas todos com a mesma atenção e cuidado.

 

Para comprar clique aqui.

 

 

 

 

.

Tags : Livros reportagens
Matheus Malex

Sobre Matheus Malex

22 anos, estudante de jornalismo e considerado uma pequena bagunça. Sabe quando tu tenta abraçar o mundo com os braços e quer fazer tudo de uma vez: então, eu. Não espere um padrão.